alvarenga_show

alvarenga_showO sentimento é de desolação na Associação de Catadores Refazendo, no município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, após anos sem infraestrutura, agora a poder público municipal quer transfere-los para outro local obrigando-os a se juntar a outra associação de catadores. Os catadores da Refazendo saíram do antigo lixão do Alvarenga fechado em 2001, período em que a administração municipal tinha maior sensibilidade para a inclusão social. Até 2011 a Refazendo dispunha de 7 caminhões para fazer a coleta seletiva solidária porta a porta em cerca de 40 bairros, com o material arrecadado os catadores conseguiam uma das melhores rendas entre as cooperativas de catadores da região.

Mas tudo mudou depois que o Prefeito Luiz Marinho, do PT, assumiu a administração do município  e os catadores da Refazendo se posicionaram publicamente contrários a iniciativa polêmica de construir um incinerador de lixo na cidade. Com isso sofreram pesada retaliação da Prefeitura que retirou todos os caminhões que dispunham para a coleta, inclusive um dele de propriedade da própria Associação,  deixando-os a beira da falência.

“A Prefeitura tirou todos os nossos caminhões de coleta, nós voltamos a puxar carroças. Estamos vivendo de doações das empresas que trazem o material até o galpão e algumas coletas em condomínio que ainda conseguimos fazer. O rejeito não é mais retirado pela prefeitura” denuncia Maria Francisca, presidente da Associação Refazendo e representante do MNCR no ABC. “As 32 famílias estão passando necessidades, a única fonte de sobrevivência que temos é a esse trabalho”, desabafa.

O Município assinou uma PPP (parceira público privada) com duração de 30 anos e custo de cerca de 4 bilhões de reais para a construção da usina e estruturação do serviços de limpeza pública da cidade. No contramão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o planejamento do município prevê a queima de 80% dos resíduos da cidade, recuperação de apenas 10% dos recicláveis gerados, assim como 10% dos resíduos orgânicos.

“Me chamou muito a atenção  o descaso do poder publico uma cooperativa de catadores histórica do município que saíram do lixão do Alvarenga e com sua própria garra e apoio da Prefeitura, na época,  formaram a associação. Hoje nos deparamos com uma administração querendo tira-los do espaço de trabalho” relata indignando Roberto Laureano da Rocha, representante do MNCR, que esteve recentemente em visita aos catadores. Roberto denuncia o autoritarismo e falta de sensibilidade da Prefeitura Municipal, que tem impedido que os recicláveis da coleta seletiva chegassem até a Refazendo.

“É uma perseguição e humilhação que faz os catadores da Refazendo passar fome, isso para forçar esses catadores aceitar a política de queima dos resíduos. A pressão psicológica chegou a tal ponto de ouvi catadores dizer preferir as condições sub-humanas de sobrevivência no lixão do Alvarenga do que a humilhação que estão sofrendo do governo petista de São Bernardo” declarou Virgílio de Farias, advogado voluntário que defende os catadores que destaca ainda que a região onde se pretende construir o incinerador é área de mananciais e por lei esse tipo de empreendimento é proibido.

 

ABCD em chamas

Com o incinerador de São Bernardo do Campo já contratado, só a espera de licença ambiental, os municípios da região iniciaram uma “corrida pela incineração”. O Prefeito Donisete Braga, PT, do município de Mauá, enviou à Câmara de Vereadores local um projeto de lei permitindo a construção  outro incinerador de lixo na cidade, uma tentativa de competir com o município vizinho que pretendia queimar também os resíduos de Mauá. A região do ABCD já é saturada de poluição de ar devido a quantidade de indústrias e do polo petroquímico, com os incineradores em funcionamento a população corre sério risco a saúde.

2 thoughts on “Catadores já passam fome antes de construção de incinerador

  1. marcos s. torres

    interessante o desenho do site, escrito capitalismo, como na usina de incineração, sabido que a proposta da construção se deu na gestão do PT na prefeitura da cidade, Luiz Marinho, PT, com o secretário Tarcísio Secoli, PT, no período da licitação. Então fica um recado ao socialismo hipócrita, e seus partidos demagogos que só estão interessados nos próprios privilégios.

  2. Thanks for the comment. That’s great for your daughter! I myself am a trainer now at DogTown CrossFit in Los Angeles. I’m sorry to hear about the cancer and the MS diagnosis. However, that is great that your primary doc would recommend paleo for you. Not a lot of those out there. I would highly suggest that you check out Dr. Terry Wahls TED talk on youtube (if you ha8e;&#v217nt already). She managed to treat her MS through nutrition i.e. a form of the paleo diet that helps MS.

Leave a Comment