banner_incineracao

>> Assine este abaixo-assinado <<


Não Queremos Termelétricas e a Queima do lixo

O que são Usinas Termelétricas?

Usina Termelétrica a Gás Natural

Usinas termelétricas geram energia por meio da queima de combustíveis como gás natural, carvão, e até mesmo lixo.

Como toda combustão, essa atividade libera substâncias tóxicas no meio ambiente como um todo: no solo, nos rios, na atmosfera.

Cada usina termelétrica é responsável por despejar diariamente na atmosfera quantidades devastadoras de gases tóxicos e outros resíduos que causam efeito estufa, como dióxido de carbono, dióxido de enxofre, nitrogênio, metano, que causam o aumento do aquecimento global, contaminam o lençóis freáticos, rios, e produzem fenômenos como a chuva ácida.

Estudos realizados em países de primeiro mundo provam que a incidência de cânceres e de doenças respiratórias aumenta em proporções alarmantes entre as pessoas que vivem próximas a essas usinas.

Peixes Mortos no Rio Paraíba

Além disso, por gerar energia elétrica a partir do calor, toda usina termelétrica necessita de grandes quantidades de água para resfriar suas caldeiras.

Essa água é retirada de rios, grande parte dela se evapora, contribuindo para o assoreamento, e o restante é despejado de volta, a altas temperaturas, acompanhado de dejetos poluentes, o que causa desequilíbrio ecológico, mortandade de peixes, doenças na população ribeirinha.

Por essas razões, os países desenvolvidos e aqueles preocupados com o bem estar de seu povo e com o meio ambiente estão banindo esse modo de geração de energia de seus territórios, dando preferência à produção de energias limpas, como a eólica (dos ventos), a maremotriz (das marés) e a solar, e as empresas que não podem mais operar nesses países estão se mudando para explorar países mais pobres.

Usina Termelétrica a Carvão

A matriz energética das usinas termelétricas, é, pois, eminentemente suja, poluente, e sua atividade é nociva à saúde, danosa ao meio ambiente, além de totalmente desnecessária, uma vez que o Brasil é abundante em fontes de energia limpa, que só não é explorada por ausência de incentivos governamentais.

Você já foi ouvido?

O Governo do Estado de São Paulo já anunciou, sem o necessário debate social, que irá construir várias usinas termelétricas no Estado, das quais 18 terão por base a queima de lixo, o que aumentará ainda mais o potencial poluente dessas usinas.

Contam os noticiários que as primeiras usinas serão construídas nas cidades de Santa Branca, São José dos Campos, Canas e Taubaté.

Se permitirmos, essas usinas captarão e aniquilarão as águas do já poluído e saturado Rio Paraíba. A pouca água remanescente do processo de resfriamento de suas caldeiras será devolvida ao rio, aquecidas a temperaturas muito mais elevadas do que a natural, além de contaminadas pelas substâncias químicas empregadas nesse processo, causando grande impacto na fauna e na flora aquáticas. Junto a tudo isso, o Governo também planeja a transposição das águas do Rio Paraíba para abastecimento da região metropolitana de São Paulo. A bacia do Rio Paraíba não tem capacidade de suportar tamanha exploração.

Todos os malefícios das termelétricas se agravam na Região do Vale do Paraíba, que é cercada por duas grandes cadeias de montanhas, as Serras do Mar e da Mantiqueira, fatores naturais que dificultam a dispersão dos gases na atmosfera e colaboram para que a região seja tida como uma das mais poluídas do país, segundo índices oficiais da CETESB.

Sátira: Usinas por Paul Kuczynski

Toda a comunidade científica concorda que, para frearmos o aquecimento global – que este ano nos trouxe o inverno mais curto e quente do século e que promete nos trazer um verão implacável –, não podemos mais admitir que nossos recursos naturais sejam explorados e destruídos indiscriminadamente. Toda a comunidade científica repudia o uso de tecnologias poluidoras e não sustentáveis. E todos nós sabemos que não faz sentido algum aumentar o uso de usinas termelétricas para a geração de energia em um país como o Brasil, especialmente porque assumimos compromissos internos e internacionais de proteção do meio ambiente e de redução de poluição causadora do aquecimento global, a exemplo da lei Estadual de Mudanças Climáticas, pela qual o Estado de São Paulo se compromete a reduzir a emissão de gases-estufa em 20% nesta década. Quem assume o compromisso de reduzir poluição não pode criar ou fomentar novas atividades poluidoras.

Até o momento, os Governos que incentivam as instalações dessas termelétricas têm se negado ao debate, não promovem o necessário diálogo regional sobre os graves impactos que essas fontes sujas de energia causarão no Vale do Paraíba, nem a população que será afetada, nem a comunidade científica especializada foram ouvidas, e estamos caminhando no sentido contrário ao sugerido pelo bom senso, na contramão do mundo moderno.

O Vale do Paraíba não tem espaço para essas usinas, não tem capacidade de dispersar tanta poluição, seus rios se encontram já muito poluídos e sobrecarregados, e os governos federal e estadual querem nos empurrar, goela abaixo, sem debates públicos, mais esse desastre ambiental anunciado.

Usina Termelétrica a Carvão

Ao assinar este manifesto, declaramos nosso total repúdio à instalação de usinas termelétricas e incineradores de lixo neste país, especialmente no Estado de São Paulo e na Região do Vale do Paraíba, maiores emissores de poluição atmosférica do Brasil, reafirmamos nosso compromisso de reduzir a emissão de gases tóxicos e causadores de efeito-estufa, compromisso esse que formalmente exigimos de nossos governantes que seja cumprido, bem como exigimos a criação de projetos efetivos de incentivos à pesquisa e à produção de tecnologias voltadas à geração de energias limpas, como privilégios e isenções fiscais, destinação de verbas, fomentos, prêmios, e quaisquer outros capazes de permitir a concretização e consolidação de modelos energéticos sustentáveis.

15 thoughts on “Abaixo-Assinado: Diga não à incineração do lixo

  1. reginaldo

    eu reginnaldo vicente do nascimento, quimico produtos naturais,
    sou contra a incineração do lixo

    1. paulo alves trentin

      eu paulo alves trentin,catador, sou contra a incineração dos materiais recicláveis

  2. clair maciel silveira

    Nos da associação dos agentes recicladores de Rio Brilhante, ms. catadores recicladores : Julia, Clair, Ivoneide (neide), Elisangela (bela), ricardo (ricardinho), e anderson prensador, somos contra a incineração dos materias reciclaveis

  3. ONG RAFAVI/TERRA

    NÓS DA ONG RAFAVI/TERRA1, DA CIDADE DE ITANHAÉM, INCUBADORA DA REDE MOVIMENTO LITORÂNEO REPRESENTADOS PELAS COOPERATIVAS DE CATADORES DAS CIDADES: PERUIBE, ITANHAÉM, MONGAGUÁ, PRAIA GRANDE, SÃO VICENTE, GUARUJÁ, VICENTE DE CARVALHO E CUBATÃO, EM CONJUNTO COM NOSSOS IRMÃOS, VIMOS ATRAVÉS DESSE REGISTRAR NOSSO REPÚDIO AOS INCINERADORES!!!! E NOSSA INCLUSÃO NESSA LUTA: INCINERAÇÃO NÃO!!! COLETA SELETIVA SIM!!!!

  4. Nós, membros da Cooperativa dos Recicladores do Brasil vimos a público para expressar nosso repúdio a mais este ato criminoso e irresponsável que é a incineração, principalmente por estarmos assim eliminando a matéria prima da sustentação financeira de nossos catadores. Somos a favor de novas políticas públicas que fomentem empreendimentos voltados à produção de materiais e produtos sustentáveis com o produto do LIXO COLETADO PELAS COOPERATIVAS e ASSOCIAÇÕES DE CATADORES.

  5. LUIZ APARECIDO BARRETA

    Temos atualmente outras tecnologias mais ecologicamente desenvolvidas e não há razão para mantermos, somente por ser mais prático, se é que é, a incineração dos resíduos. Não há garantias bem como o custo é extremamente elevado para neutralizar os gases que serão dispersados durante o processo de incineração.
    Portanto sou totalmente contra.

  6. Adriana C. Marques Duarte

    Eu, Adriana C. Marques Duarte sou contra a incineração!

  7. Lucas Carvalho

    Eu, Lucas Carvalho, sou a favor da incineração CONTROLADA. Saiba mais em http://www.usinaverde.com.br

    1. DÃÃlr¼¼nceÅeŸine katılıyorum arkadaşım. EleÅŸtiri seviyesi git gide dojazını aÅŸmış malesef. Bunları okuyunca eski anet serverlarında Volkan Ersoy’a yapılanlar aklıma geldi. Adam en sonunda haber grubunu bırakıp gitmiÅŸti. EleÅŸtirel yorum elbet yapılır ancak yapıcı olarak. DediÄŸin gibi yıkıcı ve anlamsız eleÅŸtirilerin hiçbirimize bir faydası yok.

    2. Great list of things. All of them are so helpful. For me, I’ve found that a to-do list sticks out as probably the most helpful thing personally. It helps channel my energy most effectively.

    3. dit :Félicitations aux gagnants, et puis merci pour ce chouette concours qui m’a fait avant tout découvrir de nouveaux blogs assez addictifs…Et puis bravo pour la méthode de vote, c’était peut-être galère de tout compter, mais au moins c’était réglo!

    4. / Would be an extremely smart and rare opportunity for David to sing “Save the Day” and “Nothing Else Better to Do” at this event. David believes in carpe diem right??? 😉 Go for it David, surprise them!

    5. That’s a skillful answer to a difficult question

    6. Paige – Oh my gosh! Steph! Haven’t talked to her in AGES! So lovely to see these photos, and see how happy she is. Love the black and whites in this set!

  8. Leonardo Oliveira

    Eu,Leonardo,sou contra a incineração de lixo,gosto de preservar a natureza, NÃO A INCINERAÇÃO DE LIXOS….

Leave a Comment