seminario_vale

Serão apresentados as questões das mudanças climaticas e os impactos negativos das termoelétricas cujo evento que buscará fazer um contraponto ao workshop apresentado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, que pretende alterar a Lei Orgânica do Municipio, visando retirar todas restrições e assim para permitir instalar tal usina acopladas ao incinerador como “alternativas sustentáveis para destinação do lixo e geração de energia”.

O Seminário é o primeiro de uma série de debates que tem como objetivo principal discutir a grave situação de risco à saúde publica, ambiental e social causada pela poluição  contaminando o ar, solo, subsolo e água, e que vem por consequencia agravando o aquecimento global e ampliando os efeitos das mudanças climáticas. Este processo implica no acesso e mobilização da população às causas e efeitos deste processo gravíssimo de degradação, acentuado por políticas publicas que vem incentivando a utilização de tecnologias sujas e ultrapassadas nas matrizes energéticas e no tratamento de resíduos solidos urbanos e industriais (lixo) alimentando a geração de gases do efeito estufa como o CO2, gases tóxicos e impondo riscos de graves contaminações ao meio ambiente com efeitos sobre saude da população. Pretende tambem mostrar a sociedade que existem outras alternativas sustentaveis à geração de energia e a destinação adequada dos residuos sólidos urbanos.

Esta sendo organizado em conjunto pela Faculdade de Direito da Univap e as Entidades Ambientalistas da São José do Campos – SP:  Núcleo Regional do Plano Diretor Participativo do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, Fórum Permanente Em Defesa da Vida, CAMIM – Centro de Amigos da Natureza e Grupo Consciência Ecologica. Com o apoio das seguintes entidades: Coletivo de Entidades Ambientalistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores de Ciência e Tecnologia, PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, SOS MATA ATLANTICA, JUBILEU SUL BRASIL, Defensoria Publica do Estado de São Paulo – Nucleo de Habitação e Urbanismo e o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social.

http://www.forumpermanentedefesavida.com.br

One thought on “Seminário: Impactos Poluidores das Termoelétricas e Incineradores de Lixo

  1. Filipe

    Olá, gostaria de saber um pouco mais sobre a incineração de lixo orgânico para a geração de energia em usina termoelétricas de lixo.
    Favor responda para meu e-mail:
    fc_pessoa@hotmail.com
    Grato desde ja!

Leave a Comment